Beauty // Sobrancelhas Icónicas

As sobrancelhas assumem um papel fulcral na fisionomia de um rosto. São elas que emolduram os olhos, aqueles que são o espelho da alma, conferem-lhe intensidade e, acima de tudo, transmitem expressões e emoções. São, talvez, a característica facial mais importante.
E, como qualquer outro padrão de beleza, também as sobrancelhas sofreram mutações ao longo dos tempos, culminando nas sobrancelhas de hoje em dia, que se querem naturais e messy.
Já que esta estação as sobrancelhas assumem principal protagonismo e numa ode a esta tão significativa característica, reuni algumas das que merecem o título de sobrancelhas icónicas.












Pela altura da década de 20, as sobrancelhas eram extremamente finas. Havia até quem as tirasse por completo e as redesenhasse com um fino traço de lápis. Tal formato, que dava ao rosto dramatismo e teatrialidade, provinha da grande ascensão da indústria dos filmes de Hollywood. 
Nos anos 30, pouco se alterou. As sobrancelhas continuaram finas mas foi adoptado um formato curvilíneo, quase em forma de 'U'. Greta Garbo foi um dos ícones.
Foi nos anos 50, no pós-guerra, que o formato da sobrancelha se mudou, dando lugar a sobreolhos curtos, cheios e arqueados como os de Audrey Hepburn ou Elizabeth Taylor.
Na década seguinte, de 60, a sobrancelha fina voltou em força e manteve-se arqueada. Basta olhar-se para Twiggy ou Brigitte Bardot para se ter a ideia do seu formato.
Nos anos 70, com a era do disco, voltou a haver uma nova revolução no desenho da sobrancelha. Esta tornou-se natural, nem demasiado fina, nem demasiado cheia, seguindo o seu formato original. Farrah Fawcet é o melhor exemplo.
Quando chegaram os loucos anos 80, uma nova forma tomou conta das sobrancelhas. Nesta década, tornaram-se grossas, cheias, escuras, sendo a sua melhor personificação a actriz Brooke Shields.
Nova década, nova revolução. Depois de 10 anos em que as sobrancelhas praticamente não eram feitas, eis que na década de 90 estas voltam a afinar e a serem bem desenhadas. 
Actualmente, muito por culpa de personalidades com imensa visibilidade como Cara Delevigne ou Lily Collins, estamos de volta às sobrancelhas mais grossas e cheias, mas, principalmente, naturais.


0 comentários